09/05/07

INFORMALISMO

* Refere alguns dados biográficos de Jackson Pollock e caracteriza a sua obra

2 comentários:

Anónimo disse...

Jackson Pollock nasceu 28 de janeiro nos EUA de 1912 e faleceu a 11 de Agosto de 1956.
começou os seus estudos em Los Angeles e depois mudou-se para Nova Iorque. desenvolveu uma tecnica de pintura criada por Max Ernst chamada "dripping" (gotejamento, ou seja, respingava a tinta sobre as suas imensas telas, os pingos escorriam na tela formando traços armoniosos. pintava com a tela no chão para se sentir dentro dela, além de deixar o cavalete, deixa tambem os pinceis.
Pollock afirma: "a mão, o braço e o corpo do artista não dependiam da vontade nem da mente mas eram o instrumento de uma espécie de furor e euforia, desligados de quaisquer normas compositivas e estéticas." Assim o aspecto das suas obras era por vezes caótico como podemos ver em quase todas as suas obras.
Ele determinao tamanho e a forma da superficie, escolhe es cores correspondentes a sua ideia, assim como a consequencia do seu trabalho.
Combina o processo verdadeiro da acção de pintar com a regularidade fisica do movimento pendular, o qual descreve determinadas figuras calculadas matematicamente em forma circular ou eliptica e cuja evolução depende do tamanho do pendulo, do seu peso, da intensidade da direcção do impulso e ainda da fixação relativa ao objecto pendurado.
A sua tinta é espessa, a qual, depois de secar fixa o momento do acontecimento para todo o sempre, ou seja, torna-se uma alegoria das leis da Criação que subjugam a matéria.

Ana Borges nº1

André Marques disse...

Jackson Pollock nasceu nos E.U.A. no dia 28 de Janeiro de 1912. Foi um importante pintor do seu país natal e uma referência no movimento do expressionismo abstracto.
Pollock começou os seus estudos em Los Angeles e mais tarde mudou-se para Nova Iorque, onde viria a desenvolver uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o "dripping", que significa gotejamento, na qual respingava tinta sobre as suas telas. Os pingos escorriam na tela dando vida a traços harmoniosos e que pareciam entrelaçar-se na superfície da tela.
Pollock pintava com a tela colocada no chão, para se sentir dentro do quadro. A ausência do cavalete e dos pincéis, fez deste artista um revolucionário na sua área.
A arte de Pollock combina a simplicidade cm a pintura pura e as suas obras de maiores dimensões possuem característica monumentais.
Com Pollock, atinge-se o auge da "action painting".
Apesar do seu trabalho ter sido reconhecido e exposto em galerias por todo o mundo, Pollock nunca saiu dos E.U.A.
As belas obras de arte, a que Pollock dava vida, deixaram de ser produzidas, após um trágico acidente de carro lhe custar a vida no dia 11 de Agosto de 1956.