14/03/07

ARQUITECTURA DO FERRO E DO VIDRO

•Esta arquitectura é resultante da Rev. Industrial e é essencialmente uma arquitectura de engenheiros. • Os arquitectos mantiveram-se ligados a uma arquitectura académica, de espírito romântico. • A nova sociedade do século XIX lança novos desafios: - surge a construção em altura - surgem as novas infra-estruturas (tipologias): fábricas, armazéns, estufas, pontes, viadutos, gares, alfândegas, mercados, pavilhões (...)
* Os engenheiros são os portadores de uma maior preparação científico-técnica, que lhe permite: aplicar os saberes científicos; utilizar novos equipamentos; aproveitar novos materiais: tijolo cozido, ferro, vidro, aço, cimento armado.
A importância do Ferro e do Vidro: -Permitem construções abertas -Permitem construções com muita altura -Permitem construções com coberturas arrojadas e grandes cúpulas -Permitem construções mais resistentes ao fogo -Permitem construções de tipologias mais diversificadas -Promove o desenvolvimento de novos gostos e novos conceitos estéticos.
Havendo alguma resistência inicial às potencialidades estéticas destes materiais (as vigas metálicas ficavam invisíveis atrás de estruturas de pedra, mármore e tijolo) estes acabam por ter sucesso.

06/03/07

IMPRESSIONISMO E PÓS-IMPRESSIONISMO

Escolhe uma obra do Impressionismo ou Pós-Impressionismo e caracteriza-a